Carnaval 2013 de Salvador presta homenagem à guitarra baiana

Festa acontece entre 7 e 12 de fevereiro e tem como tema o instrumento musical e a criação do trio elétrico

Salvador, na Bahia, irá prestar uma homenagem à guitarra baiana, instrumento que foi usado na criação do trio elétrico, no Carnaval 2013. A festa acontece entre 7 e 12 de fevereiro e, segundo a organização do evento, terá a presença de 224 entidades (blocos afoxés, afro, alternativos, entre outros). Mais de dois milhões de pessoas são esperadas.

Os foliões poderão acompanhar os trios elétricos em três circuitos diferentes:

  • Dodô (entre as praias da Barra e Ondina): apresentação dos principais blocos de Salvador. Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Daniela Mercury estão confirmados.
  • Osmar (Largo do Campo Grande): serve de palco para apresentações de blocos infantis, alternativos – como Malê Debalê, Muzenza, Ilê Aiyê e Cortejo Afro – e blocos de axé (Ivete Sangalo, Banda Eva, Trio Rei Momo)
  • Batatinha (Pelourinho): concentra os blocos independentes. As principais atrações são Levada do Jegue, Filhos e Filhas de Gandhy, Corisco e Carnapelô

A programação do Carnaval de Salvador 2013 pode ser encontrada no site oficial do evento.

História

Adolfo Antônio do Nascimento, mais conhecido como Dodô, fazia parte do conjunto Três e Meio, que animava festas e reuniões de finais de semana em Salvador, comandado por Dorival Caymmi. Com a saída de Caymmi em 1938, o grupo foi reestruturado e passou a contar com sete integrantes, incluindo Osmar Álvares Macedo.

Em 1942, Dodô e Osmar foram assistir à uma apresentação no Cine Guarani, onde o violonista clássico Benedito Chaves mostrou um violão elétrico pela primeira vez ao público local.

Encantado com o instrumento, Dodô, que era técnico em eletrônica, construiu um violão igual ao de Benedito para ele e um cavaquinho para Osmar. Os dois começaram a se apresentar com o nome de Dupla Elétrica. Mas o violão apresentava problemas de microfonia e eles eram obrigados a mudar de posição durante a performance e ficavam impossibilitados de tocar com o volume no máximo.

Em um dos shows da dupla, Osmar percebeu que a caixa acústica do violão era responsável pelos barulhos indesejados. Para resolver o problema, Dodô substituiu a caixa por uma tábua de madeira. Assim surgiu o pau elétrico, que mais tarde ficou conhecido como guitarra baiana. A dupla continuou com as apresentações com o novo instrumento criado por Dodô e começou a ficar famosa na cidade.

Em 1951, Osmar decidiu transformar o Fobica, seu Ford 1929, em um palco móvel para a apresentação da Dupla Elétrica no corso (desfiles de carros) oficial de Salvador. Equipado com um gerador, decorado com motivos carnavalescos e alto-falantes montados nas partes dianteira e traseira, o Fobica entrou em cena no domingo de carnaval, ao som da guitarra baiana, e foi seguido por milhares de pessoas.

No ano seguinte o Fobica foi substituído por uma picape e Temístocles Aragão se juntou ao grupo, que passou a se chamar Trio Elétrico. A partir daí a fama do conjunto foi crescendo e outros grupos passaram a se apresentar da mesma maneira, em carros cada vez maiores.

Hoje, grandes caminhões, equipados com autofalantes em todos os lados, servem de palco para a apresentação de bandas com até 25 integrantes e dançarinos que agitam multidões no principal evento de Salvador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s